sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mia Cara Curitiba: A Capital mais Italiana


Mia Cara Curitiba: A Capital mais Italiana
Durante os dias 25 de maio e 10 de junho acontecem as festividades da segunda edição do Mia Cara Curitiba que apresenta 18 dias de atrações em homenagem a Itália, país que tanto influencia nos costumes e na formação da cidade. Para a grande estréia do evento, um novo e exclusivo espetáculo do grupo Studio Festi, foi criado pelo italiano Valerio Festi e promete encantar multidões. Além disso, exposição dos artistas Marta Berger e Paulo Carapuncarlo, a Corritalia Brasile e a Settimana Della Gastronomia Italiana estão entre as atrações que serão apresentadas na cidade, que terá ainda exposições fotográficas, mostra de filmes, ballet e dança folclórica.

Uma realização do Consulado Geral da Itália em parceria com a Prefeitura de Curitiba, o Instituto Municipal de Turismo e CANAL/mkt, Mia Cara Curitiba vai oferecer ainda atrações esportivas e sociais com o objetivo de estreitar os laços entre Brasil e Itália.

www.miacaracuritiba.com.br

domingo, 20 de maio de 2012

O BRASIL É NOTÍCIA NA ITALIA








Na capa da revista semanal “Internazionale” desta semana o destaque é o Brasil. Uma ilustração que toma conta da página, com um desenho que lembra a caixa de um sabão em pó, com o texto: “A fórmula do sucesso – Como os brasileiros conseguem ter uma economia que cresce, o débito sob controle e o desemprego em queda”?

Obviamente fui correndo comprar a revista na banca assim que vi a imagem da revista na internet. O título da matéria era ainda mais interessante, dizia: “A lição brasileira – enquanto nos Estados Unidos e na Europa a crise econômica piora, as diferenças sociais aumentam, o Brasil está construindo um modelo de desenvolvimento mais sólido e uma sociedade mais justa. Apesar da corrupção e da criminalidade.”

Antes que os brasileiros daí comecem a dizer que não é bem assim, eu gostaria de convidá-los para analisar com calma e honestidade as mudanças dos últimos anos. O Brasil está longe de ser o paraíso, mas olhando aqui de fora a gente talvez consiga ver muitas mudanças que quem está dentro simplesmente acaba não percebendo no dia-a-dia.

Frases interessantes da matéria publicada na revista Internazionale

Nos últimos dez anos 28 milhões de brasileiros saíram da pobreza extrema, enquanto nos EUA o índice de pobreza atinge records. O Brasil está na paz. Renunciou a armas nucleares. Tem uma balança equilibrada e um débito público sob controle. É um país caóticamente democrático, onde a imprensa é livre. O Brasil possui um quarto das terras úteis do mundo. E há apenas 5 anos foram descobertos na sua costa aquele que pode estar entre as maiores reservas de petróleo offshore do mundo. Os brasileiros estão no alto das pesquisas internacionais em relação ao otimismo dos cidadãos em relação ao futuro.
Reflexão Brasil – Italia

Não tenho dúvidas que as diferenças sociais no Brasil ainda são muito maiores do que em um país como a Italia, que a segurança por aqui ainda seja melhor do que a daí, que o atendimento nos hospitais públicos aqui ainda seja melhor, que a qualidade das escolas públicas e a quantidade de pessoas instruídas ainda seja maior na Italia.

O fato realmente interessante é a tendência: enquanto o Brasil está agindo para se tornar um país mais digno, aqui acontece exatamente o contrário. A cada semana as notícias dos jornais italianos são mais dramáticas: aumento de impostos, empresários que se suicidam, corte na saúde, na educação, desemprego record, crise financiária, bancos a beira da quebradeira (inclusive o banco mais antigo do mundo, o Monte dei Paschi di Siena).

Aqui na Italia ninguém vê a tal da luz no final do túnel, é um momento de escuridão, um black out. Uma fase de esperar para ver o que vai acontecer. A geração da faixa dos trinta anos, digamos a minha, aqui sofre muito: é difícil conseguir emprego, ninguém sabe exatamente em qual direção investir. Tudo aquilo que parecia seguro e certo começa a se desmantelar.

Enquanto isso, a geração dos trinta aí no Brasil nunca viveu um período melhor. Para quem investe nas áreas certas, emprego não falta. Quem nunca teve carro, hoje pode comprar um (veja-se o trânsito caótico de São Paulo, por exemplo). Quem apenas sonhava em viajar, hoje consegue realizar o sonho, consegue fazer a primeira viagem para a Europa, provavelmente a primeira de várias.

Muita gente discute se esse boom veio para ficar, se é mais uma euforia momentânea. Eu espero que dure. Eu espero que o Brasil se torne um país mais digno para todos. E admito que a política de ajudar as camadas menos favorecidas funciona. Um Estado onde todos têm acesso a educação, cultura, alimentação, saúde é um lugar mais tranquilo e melhor para se viver. Inclusive para os mais ricos. Quer coisa mais chata do que ter medo de sair na rua e ser morto por um relógio? Todos nós sabemos que este é só o começo, mas é um ótimo começo.

(Barbara Bueno)

fonte
http://www.brasilnaitalia.net/2012/05/o-brasil-e-capa-da-revista-italiana-internazionale-desta-semana.html

PERGUNTAS FREQUENTES -CIDADANIA P/MATRIMÔNIO=NATURALIZAÇÃO

O meu cônjuge pode adquirir a cidadania através do casamento?

A cidadania por matrimônio é juridicamente chamada de nacionalidade derivada, conhecida por NATURALIZAÇÃO e pode ser requerida tanto pelo homem como pela mulher.


Após quanto tempo de casado é possível entrar com o pedido de Naturalização?

Quando o interessado residir por 2 ANOS legalmente na Itália ou 3 (três) anos fora da Itália, mas deverá estar regular no pais onde estiver residindo e pode ser solicitada sem problemas, tanto pelo marido quanto pela mulher.

Existe alguma diferença entre a Naturalização requerida pelo esposo ou pela esposa?

Não, nenhuma diferença em relação a direitos e deveres como em qualquer nacionalidade que se tenha.


Se eu me naturalizar perco a nacionalidade brasileira?

Não, a nacionalidade brasileira , só se perde nos casos de renuncia formal por meio de carta endereçada a autoridade consular ou ainda se: 1.tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional; 2. imposição de naturalização, como condição para permanência em país estrangeiro ou para o exercício de direitos civis.



Qual o tempo médio de conclusão do processo de naturalização italiana?
independente de onde po pedido é feito, seja via consulado italiano em qualquer pais ou diretamente na Itália o tempo de conclusão é uma média de 2 anos, após o protocolo do pedido, podendo ocorrer antes se tiver filhos menores.


Se eu tiver uma união estável posso requerer a CIDADANIA ITALIANA por matrimônio , dita naturalização? Não.


A Itália não reconhece nem um tipo de União Estável, nem casamento de pessoas de mesmo sexo. O meu do processo de naturalização ser indeferido? Se forem aprenentados todos os docuemtnos de acordo com as exigências da lei italiana e estiver casado pelo tempo exigido,não tiver antecedentes criminais a chance da naturalização ser indeferida praticamente não existte


Após eu ter requerido a naturalização posso morar na União Européia com o meu conjuge? O fato de ter um requerimento não o torna cidadão, enquanto o processo estiver em trâmite, o seu esposo cidadão europeu poderá solicitar um visto de casamento no departamento de imigração do país onde irão viver e se regularizar até que saia a sua cidadania. Cada país tem as suas exigências e devem ser consultadas antes.



Neuh SAnt'Ana

www.santanacidadania.com.br

skype: neuh_santana

e-mail: neuh@santanacidadania.com.br


quarta-feira, 16 de maio de 2012

LEGALIZAÇÃO CONSULADO DE CURITIBA



Quais documentos são legalizados

Caso o interessado resida no Paraná ou Santa Catarina e queira requerer a cidadania diretamente na Itália, todos os documentos devem ser legalizados (mesmo de outros Estados). Para isso serão aceitos os documentos pertencentes ao núcleo familar da pessoa agendada. Ou seja, os documentos dos antepassados em linha direta (bisavô, avô, pai) e também do cônjuge e filhos menores. Não serão aceitos documentos de outra linhagem da família (tios, primos, irmãos) e nem de filhos maiores. Todas as informações quanto aos documentos necessários à obtenção da cidadania, quanto ao seu conteúdo (inteiro teor ou não) e possíveis divergências de dados nas certidões (nomes, datas, etc.) devem ser obtidas junto ao Comune onde será requerida a cidadania. Recomenda-se providenciar todos os documentos e as devidas traduções anteriormente à data agendada, pois no caso de documentação incompleta, será necessário um novo agendamento para complementar o processo. Também nos casos em que seja o próprio Comune a solicitar novos documentos, o interessado deverá efetuar novo agendamento. Ressaltamos que a Legalização consiste no reconhecimento de assinaturas e não na análise dos documentos apresentados.

O que trazer no dia do agendamento

Além dos documentos a serem legalizados, deverá ser apresentado também um comprovante de residência e um documento de identidade. Caso os documentos a serem legalizados tenham sido emitidos em outro Estado que não Paraná ou Santa Catarina, o interessado deverá apresentar também outros documentos que comprovem a sua residência, como título eleitoral acompanhado do último comprovante de votação, carteira de trabalho, etc.

A retirada dos documentos

O tempo de legalização a pagamento varia de 10 a 20 dias, dependendo do número de documentos e da demanda de serviços deste Consulado Geral. Ao retirar os documentos, o interessado deverá conferir os mesmos (quantidade, assinaturas, carimbos) no momento da entrega, não sendo aceitas reclamações posteriores. Casos de falsificação de documentos serão tratados nos termos da lei italiana pelas autoridades de polícia competentes.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

ASSESSORIA NA ITALIA

Oferecemos Assessoria da melhor qualidade, com toda segurança, pois analisamos previamente a tua documentação e voc~e só vai depois que não tiver nenhum risco. Você poderá ficar 15 ou 20 dias ou o processo inteiro, inclusos busca no Aeroporto, residência confortável com todas as condições de moradia e Assessoria até o fim do processo , independente se você ficará o processo todo ou apenas até a até a passagem do Vigile. O processo normalmente demora em torno de tres meses.

analisamos a tua documentação sem custo! aproveite agora que acabaram as filas dos consulados para legalizar rapidamente e realize seu sonho!

neuh@santanacidadania.com.br

quinta-feira, 10 de maio de 2012

MUDANÇAS NA INSCRIÇÃO ANAGRAFICA

Dichiarazioni anagrafiche


http://www.cm-urbania.ps.it/index.php?id=32&tx_ttnews%5Btt_news%5D=9483&tx_ttnews%5BbackPid%5D=3049&cHash=f5a1a2f207&MP=31-4743


A Italia resolveu adotar medidas urgentes para simplificação no processo de transferência de residência a partir de 9/05/2012.
A residência poderá ser transferida via comune e não mais no país par aonde esta se transferindo o cidadão.

o procedimento agilizará o processo de residência também para quem esta se transferindo do Brasil para la para fazer a cidadania.

Viva!


Neuh

sexta-feira, 4 de maio de 2012

PERGUNTAS FREQUENTES-CIDADANIA ITALIANA


Todos os dias recebo vários e-mails de pessoas com diversas perguntas sobre como fazer o processo. Reuni algumas aqui e vou responde-las . Se por acaso você tenha alguma dúvida diferente e que não esteja aqui, por favor poste em comentários que responderei diariamente.


QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSARIA PARA REQUERER A CIDADANIA ITALIANA?


do italiano: Nascimento, casamento , obito e certidão negativa de naturalização

Dos descendentes:

Nascimento , casamento e óbito de todas as pessoas que fazem parte da Arvore apenas da linha de trasmissão, ou seja, sem documentos dos cônjuges.

COMO CONSIGO AS CERTIDÕES?


a palavra chave é PESQUISA,não existe um aormula mágica, a não ser que você leve sorte de estar escrita a cidade em alguma certidão do itlaiano ( obito ou casamento, se foi no Brasil) , normalmente vem escrito Italia, ou a Província, o que já nos ajuda muito na busca da Itália.Você terá que buscar toda e quaquer informação junto aos mais velhos da família, documentos e fotos antigos, certidões , desembarques, e outros. quanto mais informação mais facil será encontrar a certidão na Itália , seja por você mesmo, ou por uma empresa de Assessoria. De qualquer maneira é resultado de muito trabalho.


QUANTO CUSTA UMA BUSCA PROFISSIONAL DE CERTIDÃO NA ITALIA?

Depende da Região onde ele nasceu, do ano de nascimento e principalmente da quantidade de informações que você passa, neste caso só posso falar por nós, cada pesquisador tem os seus métodos de trabalho e valores podem variar muito, normalmente no sul da Italia e Paroquias custam mais por serem menos receptivos na busca.


ONDE POSSO REQUERER A CIDADANIA E ONDE O MAIS RÁPIDO?

Pode requerer diretamente na Itália ou no consulado da tua jurisdição. No Brasil costuma demorar de 8a 12 anos. Diretamente na Italia , dependendo do lugar , pode sair de 3 a 6 meses.


A BUROCRACIA É MAIOR NA ITALIA OU NO BRASIL?


Na Itália é mais burocrático, pois além da tradução, é necessário também Legaliza-los junto ao consulado antes de ir e também por necessitar de residência no seu nome para poder dar entrada lá. Como a dificuldade em se alugar um imóvel, sendo estrangeiro, existem as Assessorias que j átem uma estrutura pre montada para recebe-lo e experiência nos trâmites do processo, são empresas de prestação de serviços ja instalada nos comunes e servem como facilitadores no teu processo.


QUANTO TEMPO TENHO QUE FICAR NA ITALIA?

Depende da Assessoria e das exigências do comune, com boa Assessoria , de 20 a 30 dias. Se você optar por fazer o processo sozinho e não tiver ninguem la para cuidar dele para você, deverá ficar ate o fim do processo.




QUAIS SÃO OS CUSTOS DA ASSESSORIA DIRETO NA ITALIA?


Mais uma vez tenho que dizer que depende do comune e do Assessor. A Santana oferece descontos progressivos para mais de uma pessoa da família que forem dar entrada juntos. Normalmente varia de 2800 a 3200 Euros, com inclusão da residencia e processo.




O QUE É CERTIDÃO EM INTEIRO TEOR?


São certidões emitidas pelo cartório onde vem escrito todas as palavras que contem o livro de registro da época, aruqivado nos cartórios.


AS CERTIDÕES PRECISAM SER DE INTEIRO TEOR?

na Italia: Depende do comune onde vai dar entrada, em nossos comunes não necessitamos óbitos , e Inteiro teor é melhor fazer porque alguns consulados só leglaizam as certidões desta forma, independente do comune.



PRECISO EMITIR ÓBITOS?

Para a Italia , depende do comune onde vai dar entrada, nos nossos não precisa, em alguns casos só do italiano.


O QUE É E ONDE CONSIGO A CERTIDÃO NEGATIVA DE NATURALIZAÇÃO?

`è uma certidão emitida pelo Ministério da Justiça, dizendo que ele não se naturalizou brasileiro. Depois que você já tiver a certidao do italiano, so ir ao site do MJ e preencher o formulário e imprimi-lo .


E SE A CERTIDÃO NEGATIVA NÃO SAIR?

Ela pode não sair na hora por diversos motivos, um deles são muitos homônimos, eles irão aprofundar a pesquisa e depois de um tempo libera-la no site para você imprimir.


E SE A CERTIDÃO DER POSITIVA, ELE SE NATURALIZOU, PERCO O DIREITO A CIDADANIA?

Se der Positiva ele se naturalizou, mas nem sempre você perde o direito , vai depender data da naturalização. Se ocorreu antes do nascimento do filho, infelizmente nao tem como tranmitir a cidadania. Se foi depois do nascimetno do filho, tudo normal.


POSSO TRANSMITIR A CIDADANIA POR CASAMENTO A MINHA ESPOSA?

Se se casou antes de 26/04/1983 a cidadania é automática, junto com a sua.

Se casou depois dessa data ( após 3 anos do casamento) poderá solictar a cidadania por casamento ( chamada naturalização ( não perde a cidadania Brasileira não), esta pode ser pedida também ao conjuge ( marido).


terça-feira, 1 de maio de 2012

FESTIVAL PALCO ITALIA

de 5 de maio a 3 de Junho



O Festival Palco Italia 2012 - Momento Italia Brasil deseja celebrar os laços que unem os dois países, com uma edição especial dedicada à dança, à música, à memória da imigração italiana e ao diálogo multicultural.

Apresentação de espetáculos, realização de atividades de formação e de intercâmbios entre artistas e grupos italianos e brasileiros: os eventos desta edição pretendem divulgar novas tendências artísticas onde o contemporâneo dialoga com a tradição e criar espaços para a troca de experiências entre artistas dos dois países, visando a ampliação de fronteiras e de conhecimentos, deixando marcas na formação de novos talentos.

É nesse sentido que o Festival se configura como “ítalo-brasileiro”, na medida em que se propõe como “ponte” entre pessoas, agentes culturais e artistas; entre entidades da sociedade civil e instituições, brasileiras e italianas.


Belo Horizonte - MG Curitiba - PR Porto Alegre - RS
Santa Cruz do Sul - RS Bento Gonçalves - RS Ouro Branco - MG
Venda Nova do Imigrante - ES Ibirité - MG Ouro Preto - MG
São João del Rei - MG

http://www.festivalpalcoitalia.com.br/