segunda-feira, 29 de outubro de 2012


BOLSA DE ESTUDOS NA ITÁLIA

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS

“Retratos da Itália no Brasil”



O concurso “Retratos da Itália no Brasil” irá premiar a melhor foto com uma bolsa de estudos para curso de idioma na Itália, durante quatro semanas, mais uma passagem aérea São Paulo/Roma – Roma/São Paulo. A iniciativa é voltada a estudantes e público em geral, de todos os níveis de conhecimento do idioma italiano, residentes no Brasil, com idade mínima de 18 anos. A promoção é da escola de idioma italiano para estrangeiros EDULINGUA, com sede na cidade de Castelraimondo (Marche), Itália.

Além do primeiro lugar, serão premiados os autores das outras quatro melhores colocadas, com bolsas de estudo de quatro, três e duas semanas que incluem, além das aulas de italiano, a hospedagem em apartamentos duplos, junto ao campus da escola, e excursões a cidades como Roma, Veneza e Florença.
Mais inoformações no site da Sant’Ana:

www.santanacidadania.com.br

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

RETIFICO OU NÃO AS CERTIDÕES DO MEU PROCESSO DE CIDADANIA ITALIANA?

Antes de sair retificando as certidões , planeje a sua cidadania italiana, escolha o modo e onde irá reconhece-la , escolha a Assessoria que lhe transmitir maior confiança ou solicite uma consultoria. A equipe da Sant'Ana analisa as tuas certidões com cuidado, de acordo com as exigências do nosso comune.



Isso é importante. Na Itália existe uma circular que regula a cidadania e as leis, mas cada comune tem feito a prática a seu bel prazer, exigindo coisas que não estão na lei . Todo cuidado é pouco.

Normalmente os erros de grafia em sobrenomes não necessitam ser retificados, a exemplo dos consulados brasileiros, desde que não descaracterize e despersonalize a pessoa, não tem problema. Mas, ainda assim depende de onde e com qeum você vai fazer.

O nosso comune aceita pequenos erros,so não aceita erros de datas em certidões da mesma pessoa.
Por esse motivo pedimos sempre para que nos enviem as certidões todas do processo para uma análise e maior segurança para todos.

Os benefícios de uma NÃO retificação são:

mais agilidade ;
menos custo;
menos confusas as certidões;
mais desafogada fica a nossa justiçã


Planeje e pesquise antes de sair retificando trocas de letras e abrasileiramentos nas certidões de Registro Civil Brasileiras.

domingo, 21 de outubro de 2012

CERTIDÕES EM INTEIRO TEOR ( tudo que contém no Registro)

NÃO SE PODE BUROCRATIZAR UM DIREITO LEGAL




Esta notícia já está velha ( de 22/02/2012) mas ainda alguns Registradores desinformados do Estado do RS continuam burocratizando e solicitando requerimentos judiciais para a emissão destas e algumas pessoas desinformadas também cedem. Não vamos deixar que isso aconteça e rogar para que o Estado de SP também siga o exemplo . Isso tem atrasado a montagem do processo de Cidadania Italiana em pelo menos 1 mes. Veja o Texto original abaixo:

Os cidadãos do Rio Grande do Sul que necessitam emitir certidão de nascimento de inteiro teor não precisam mais entrar com ação na Justiça para solicitá-la. Na última sessão ordinária (141ª.), o plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a anulação do ato da Corregedoria do tribunal de Justiça do estado, em vigor desde 2010, que concedia a certidão apenas às pessoas que conseguissem decisão judicial para receber o documento. A decisão foi tomada durante a análise do Pedido de Providências (0000705-42.2011.2.00.0000).
As certidões são solicitadas, geralmente, por descendentes de imigrantes que desejam conseguir documentos de dupla Cidadania. Em sua defesa, o TJRS alegou que o grande número
de pedidos por estes documentos estava gerando fraudes, uma vez, que terceiros solicitavam os documentos com intenção de modificá-los.

Segundo o conselheiro Bruno Dantas, relator do caso, a decisão do TJRS não está prevista n os Códigos Civil e de Processo Civil, e na própria Lei de Registros Públicos. “Não se pode burocratizar o direito do cidadão de acesso à informação pública e aos seus documentos. A regra geral é sempre a transparência e a publicidade, ficando as situações de sigilo restritas às hipóteses taxativamente elencadas no próprio texto constitucional.”, ressaltou Dantas.

No voto, seguido pelos demais conselheiros, Bruno Dantas também destacou que mesmo com a justificativa da possibilidade de fraude, o TJRS não poderia restringir “por meio de ato infralegal, o que a Lei Federal que rege a matéria definiu como de ampla publicidade.”

Patrícia Costa
Agência CNJ de Notícias

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

AVISO CONSULADO ITALIANO DE SP-MISSÃO CUIABÁ

O consulado enviará no dia 20/10/2012 funcionários para atender aos cidadãos italianos residentes em Cuiabá e que queiram fazer o seu passaporte sem ter que ir a SP. Se você tem a Cidadania Italiana, mora em Cuiabá, agende-se! Veja o aviso na íntegra abaixo:



MISSÃO CUIABÁ
"Informamos os cidadãos italianos, maiores de 12 anos, residentes na jurisdição do Vice Consulado honorário da Itália em Cuibá, Estado de Mato Grosso, e inscritos no Cadastro Consular deste Consulado Geral da Itália em São Paulo, que no próximo sábado dia 20 de outubro, nas dependências do Vice Consulado honorário (Praça das bandeiras, ao lado da Galeria dos Governadores do Estado de Mato Grosso, Avenida do CPA, Cuiabá) às 14:00h, será organizado um encontro com um funcionário do Consulado Geral da Itália em São Paulo com a finalidade de recolher os dados biométricos (impressões digitais, foto – 3,5 x 4,5 cm coloridas – e assinaturas) dos cidadãos italianos que queiram solicitar a emissão do passaporte.

Salientamos que a presente iniciativa é destinada aqueles que já possuem a cidadania italiana e não aqueles que, até agora, estão em processo de reconhecimento da cidadania italiana.

O passaporte será sucessivamente impresso no Consulado Geral da Itália em São Paulo e enviado via Correios ao Vice Consulado de Cuiabá, que cuidará da entrega aos interessados. Desta forma os interessados não terão que se deslocar até São Paulo para fazer o pedido do passaporte.

Para participar da iniciativa os interessados deverão enviar por e-mail para passaporti.sanpaolo@esteri.it ou via fax para (011) 3549.5661 um dos seguintes formulários de pedido de passaporte devidamente preenchidos (para maiores ou menores de idade, conforme o caso) até as 10:00h da próxima quinta-feira 18 de outubro. Feitas as devidas verificações, os interessados que estiverem dentro dos requisitos necessários receberão uma confirmação, via e-mail (para isso pedimos indicar o e-mail de resposta corretamente no formulário).

As pessoas que tiverem a entrevista confirmada deverão se apresentar com o resto da documentação exigida para o pedido de passaporte, cuja lista é disponível no Site do Consulado Geral da Itália."

Consulado Geral da Itália- Cuiabá

terça-feira, 16 de outubro de 2012

CIDADANIA ITALIANA POR CASAMENTO


Sou casada com um italiano(a) e gostaria de saber quanto tempo devo esperar para pedir a cidadania italiana?



O estrangeiro cônjuge de um cidadão italiano tem a faculdade de pedir a nacionalidade italiana depois de um determinado período, que pode variar em função da sua residência, na Itália ou no exterior. Em 2009, para combater os casamentos de conveniência, o Governo italiano introduziu modificações ao prazo necessário para poder pedir a cidadania. Atualmente o requerimento pode ser encaminhado dois anos depois do casamento, se o estrangeiro tem residência na Itália. Já para o requerente com residência no exterior, o prazo é de três anos. Em presença de filhos nascidos ou adotados pelos cônjuges, os prazos são reduzidos pela metade.

Apresentação do pedido – O requerimento deve ser apresentado junto aos departamentos da “Prefettura” do local de domicílio ou à Autoridade Diplomática – Consulado – se a residência é no exterior. Dependendo da cidade onde o requerente mora, a apresentação do pedido é permitida somente mediante prévio agendamento que, em alguns casos, pode ser efetuado apenas telematicamente. É aconselhável, portanto, consultar a seção dedicada ao assunto no site do Ministério do Interior (wwww.interno.it - ao link “come fare per”; seção “cittadinanza”) para verificar as corretas modalidades de apresentação ou então procurar diretamente os departamentos da “Prefetture” para obter informações pertinentes.

O elenco dos documentos a serem anexados ao pedido é presente no site do Ministério do Interior. Caso a documentação anexada for considerada insuficiente será solicitado uma integração que o estrangeiro deve entregar dentro de um determinado período. Se no vencimento deste prazo, o requerente não tiver providenciado os documentos, o pedido pode ser considerado inadmissível.


Visita nossa pagina do facebook e curta:

https://www.facebook.com/santanacidadania?ref=hl

sábado, 13 de outubro de 2012



AGORA QUE VOCÊ JÁ CONSEGUIU REALIZAR O SEU SONHO DA CIDADANIA ITALIANA PRECISA SABER QUAIS OS SEUS DEVERES PARA COM O SEU NOVO PAÍS:




O que é A.I.R.E?

significa Anagrafe dos Italianos Residentes do Exterior (Anagrafe degli Italiani Residenti all'Estero.

Cada Consulado Italiano
Quem deve se inscrever no AIRE?

Todos os cidadãos italianos - independentemente do local de nascimento - que residam fora da Itália.

Como nos inscrevemos no AIRE?

O pedido de inscrição deve ser feito pelo interessado através do Consulado Italiano do local de residência; este por sua vez, após ter confirmado a residência permanente efetiva, providencia o envio do pedido ao município italiano de origem ou de última residência.

O que fazer quando transferimos a nossa residência, mesmo permanecendo na mesma circunscrição consular?

É necessário comunicar o novo endereço ao Consulado, dentro de 90 dias a partir da data da transferência.

O que fazer se ocorre uma alteração em nossa situação "anagrafica" (alterações de cidadania, de estado civil, ou de composição do núcleo familiar)?

É necessário comunicar cada alteração ao Consulado dentro de 90 dias.


As transferências de residência de uma circunscrição consular a outra deverão ser comunicadas dentro de 90 dias à nova circunscrição, especificando o novo domicílio e a composição do próprio núcleo familiar.

O que fazer em caso de transfeência de residência em outro País?

As transferências de residência de um País a outro deverão ser comunicados dentro de 90 dias à circunscrição consular competente pela cidade de residência no novo País, especificando o novo domicílio e a composição do próprio núcleo familiar.

Pode exercer o direito de voto o cidadão italiano residente nesta circunscrição?

Sim, desde que inscrito no AIRE do município italiano de origem ou de última residência. A inscrição no AIRE comporta a automática inclusão do cidadão nas listas eleitorais daquele município.

Como se vota?

No Brasil, por correspondência. O Consulado envia o material eleitoral diretamente à residência do cidadão.


www.santanacidadania.com.br

Neuh Sant'Ana

( neuh@santanacidadania.com.br)

É obrigatório votar?
Não. Não é obrigatório votar.

terça-feira, 9 de outubro de 2012




COMEÇA CONCURSO DE JOVENS ARTISTAS PARA O FESTIVAL DE SANREMO
09/10/2012
Começou hontem a edição 2012 de Area Sanremo, o concurso que seleciona os cantores jovens, que concorrerão ao prêmio revelação na próxima edição do Festival de Sanremo, evento que promove a música italiana.

Os candidatos passam por uma semana de aulas diárias, administradas por profissionais do mundo da música, da televisão e do espetáculo.

Os jovens que participam da seleção deste ano são 256 candidatos solistas, 30 bandas e 10 duetos subdivididos nas duas seções Sanremolab e Sanremodoc.

O numero de inscritos deste ano aumentou de 10 pessoas por categoria em comparação com 2011.

Participarão como convidados dos cursos, artistas famosos da música italiana entre os quais Paolo Vallesi, Beppe Carletti e Marco Masini.

Fonte: Ansa

sábado, 6 de outubro de 2012

Economia da Itália já começou a se recuperar, diz Monti

Segundo premiê italiano, as provas oficiais da recuperação aparecerão "em breve"



Mario Monti, primeiro-ministro italiano (Max Rossi/Reuters)

O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, afirmou que a terceira maior economia da zona do euro começou a se recuperar, "embora os números ainda não mostrem isso". A afirmação foi feita em entrevista à rede de televisão regional TG Norba, que será transmitida mais tarde nesta quarta-feira como parte de uma feira de comércio realizada no sudeste do país.

Segundo Monti, as provas oficiais da recuperação aparecerão em breve. A economia italiana teve contração pelo quinto trimestre consecutivo nos três meses encerrados em 30 de setembro, mas dados divulgados hoje pela Markit mostraram que o índice dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços da Itália subiu de 43 em julho para 44 em agosto.

Há um ano a Itália corria o risco de se tornar a próxima Grécia, mas "hoje está entre os países que decidem como resolver o problema grego", disse Monti.

(Com Agência Estado)

sexta-feira, 5 de outubro de 2012




A todos que acompanham o trabalho da " SANT'ANA CIDADANIA ITALIANA" Curtam nossa página


www.facebook.com.br/santanacidadania



e recebam constantemente informações sobre cidadania italiana. Em breve a página será o único canal de comunicação do facebook e não mais este perfil.

Agradeço a confiança de todos no nosso trabalho e conto com vocês para divulgação da página!

Neuh Sant'Ana

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CIDADANIA ITALIANA



CUSTOS E TEMPO


Quanto custa para fazer a minha cidadania italiana?


O custo dependerá diretamente do número de pessoas envolvidas no processo, de que Estado são as certidões, de que ano, da documentação e das informações que você já possui e também da complexidade do caso.
Cada caso é único e deve ser analisado individualmente. Não existe um valor fixo para se obter a cidadania.


Quanto tempo para fazer minha cidadania italiana?

Quanto ao tempo, este também é relativo. Depende de onde você pretende fazer o reconhecimento,se vai fazer sozinho ou com Assessoria e principalmente de onde você mora. Cada consulado tem as suas regras e a sua demanda tanto para legalizações como para cidadania.

Por isso a Sant’Ana analisa individualmente cada caso e analisa as certidões em custo e só então emite o parecer do melhor caminho a seguir.


Entre na nossa pagina e se gostar curta e compartilhe:

https://www.facebook.com/santanacidadania


encontrará sempre informações sobre cidadania assim como no site:

www.santanacidadania.com.br

ou no Blog

http://santanacidadaniaitaliana.blogspot.com.br/


Sant’Ana Cidadania Italiana

Neuh Sant’Ana

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PREFEITO DE VERONA DÁ CIDADANIA A JOGADOR BRASILEIRO



03/10/2012
O prefeito de Verona, Flavio Tosi, assinou ontem o atestado de cidadania italiana para o jogador de futebol brasileiro do Hellas Verona Jorge Luiz Frello Filho, conhecido como Jorginho.

A cerimônia de entrega da constituição e da bandeira italiana aconteceu essa manhã no Palácio Barbieri.

Jorginho que nasceu há 21 anos e vive em Verona desde seus 15 anos de idade, pediu a cidadania por descendência de seu avô, que nasceu em Vicenza.

"Estou honrado e orgulhoso por ter sido reconhecido, estou muito feliz. Virei italiano e posso pensar na minha família, minha irmã que também poderá virar", explicou Jorginho.

Tosi ressalta a história da região e lembra dos 9 milhões de venetos que vivem em outros países. "É um prazer saber que um jovem talento seja orgulhoso de se tornar italiano e viver na Itália como um", completou.

(Fonte: Ansa)


nossas observações:

a cidadania é um direito no caso de descendente e não concessão, o prefeito só assinou e reconheceu o que deveria ser feito pela lei;


a cidadania não se " tira" e sim, se reconhece

pagina Facebook

A todos que acompanham o trabalho da " SANT'ANA CIDADANIA ITALIANA" Curtam nossa página:

www.facebook.com.br/santanacidadania

e recebam constantemente informações sobre cidadania italiana.

Agradeço a confiança de todos no nosso trabalho e conto com vocês para divulgação da página!

Neuh Sant'Ana